Petição Rua Xavier Cordeiro [Resolvida]

A 23 de Janeiro de 2017 um grupo de moradores da Rua Xavier Cordeiro requereu aos deputados municipais uma reunião onde pudessem apresentar a

screen-shot-01-25-17-at-01-19-pm

As obras de requalificação do Bairro Arco do Cego trouxeram a novidade de uma ‘zona partilhada’ entre peões e automóveis, com limite de 20 km/h, de acordo com o espírito de uma zona residencial, o que constitui uma aposta corajosa da CML na priorização do peão sobre o automóvel, pelo que estão de parabéns.

No entanto por algum motivo a Rua Xavier Cordeiro ficou excluída da aplicação desta filosofia, tendo ficado pior após a intervenção. Antes das obras o seu troço inicial era de sentido único, o que limitava bastante o número de automóveis que aqui circulavam. Após as obras passou a ser a única rua do bairro que tem em toda a sua extensão dois sentidos, constituindo assim uma ‘via rápida’ de atravessamento alternativa à Av do México/Av António José de Almeida, principalmente nas horas de mais trânsito (8.00-10.00; 17.00-19.00), devido a vários factores:
– na Xavier Cordeiro não existem semáforos;
– na Xavier Cordeiro não confluem outras vias de tráfego intenso;
– o piso da Xavier Cordeiro é todo ele em betuminoso.

Se antes havia crianças a brincar na rua, agora assistimos a ‘corridas’ de automóveis, pois nenhum cumpre o limite de 20 km/h, chegando alguns a atingir velocidades próximas dos 50 km/h, o que além de ser incompatível com uma zona residencial, é perigoso e causa um nível de poluição sonora que era desconhecido neste bairro.

Propomos uma série de intervenções que poderão melhorar a situação actual.
– limitar os sentidos da Xavier Cordeiro à semelhança do que existia antes das obras e do que existe no restante bairro. Sendo esta a rua do bairro que tem maior largura, pode-se usar o espaço que fica disponível para novos lugares de estacionamento e/ou o alargamento do passeio; 
– em complemento ou alternativa, introduzir medidas eficazes de acalmia de tráfego, como bandas sonoras e/ou obstáculos físicos fixos na via que obriguem os condutores a limitar a velocidade e desencorajem o uso da Xavier Cordeiro como alternativa à Av do México/Av António José de Almeida;
– sinalização horizontal recordando o limite de velocidade e a natureza da zona;
– sinalização vertical indicando tratar-se de zona partilhada nas entradas do bairro onde ainda não existe;
– esclarecimentos sobre o que é uma zona partilhada, uma vez que existe um grande desconhecimento sobre este assunto.

Confiantes de que brevemente atenderão o nosso pedido e farão o necessário para devolver à Xavier Cordeiro a sua tranquilidade e qualidade de vida, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Subscrevem:
(vários moradores)

Actualização de 22.02.2017
Recomendação, apresentada pelo PEV, na reunião da AML de 21 de Fevereiro de 2017, referente à “Melhoria da mobilidade na Rua Xavier Cordeiro”, a qual foi aprovada por unanimidade:
http://www.am-lisboa.pt/documentos/1487351967L6rLS5bv0Bw72TQ9.pdf

Actualização de 03.05.2017
À questão dos Vizinhos do Areeiro sobre “Melhoria da mobilidade na Rua Xavier Cordeiro”
O Vereador Manuel Salgado esclareceu em 3 de Maio de 2017 que:
Pela Recomendação 10/133 — Pela melhoria da mobilidade na Rua Xavier Cordeiro”, aprovada pela Assembleia Municipal de Lisboa, sob proposta do Grupo Municipal do PEV, em 21 de fevereiro de 2017, foi recomendado à Câmara Municipal de Lisboa, o reordenamento dos acessos e limitação dos sentidos da Rua Xavier Cordeiro, assim como a introdução de medidas eficazes de acalmia de tráfego. Para o efeito e no sentido de impedir o bypass aos semáforos da Avenida do México, a ligação da Rua Brás Pacheco com a Avenida do México passa novamente a funcionar como ponto de saída, sendo a entrada na Rua Xavier Cordeiro feita pela Rua Bacelar e Silva. Desta forma, quem vem da Avenida do México, deixa de poder entrar diretamente na Rua Xavier Cordeiro.
Ainda, no sentido de restringir ao máximo os excessos de velocidade na Rua Xavier Cordeiro, para além da medida atrás apontada e da sinalização vertical existente nas entradas e saldas do bairro, serão acrescentadas marcas rodoviárias com indicação de velocidade máxima de circulação.”

Actualização de 09.06.2017
Recebida do grupo do Partido Ecológico os Verdes:
“O Grupo Municipal do Partido Ecologista “Os Verdes” informa que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) respondeu à Recomendação nº10/133 – “Pela melhoria da mobilidade na rua Xavier Cordeiro”, apresentado pelo PEV, que remetemos no ficheiro em anexo”
Screen Shot 06-12-17 at 01.20 PM

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s