Proposta para atribuição de topónimos a 4 logradouros na Freguesia do Areeiro [Actualizações]

screen-shot-11-09-16-at-02-41-pm

“Tendo em conta que, na freguesia do Areeiro, existem pelo menos quatro logradouros sem designação oficial e que vivem e viveram na nossa freguesia várias personalidades de relevo social, cultural e politico, o Movimento de Cidadãos “Vizinhos do Areeiro” convida a Comissão Municipal de Toponímia a atribuir denominações que honrem e testemunhem esses nossos concidadãos ilustres atribuindo os seus nomes a estes logradouros ou, preferencialmente os nomes dos projectistas e urbanistas de Alvalade/Areeiro: Faria da Costa, Alberto Pessoa, Raul Chorão Ramalho, José Bastos, Lucínio Cruz, José Segurado, Joaquim Ferreira, Filipe Guerreiro ou Guilherme Gomes..”

Subscrevem:
Rui Martins
Maria João Morgado
Mira de Lacerda
Ines Domingos
Ana Paula Araujo
António Costa
Dina Lopes
Jp Martins
John Burney
Mario Bastos
Maria Georgina Carreira Reis
Joana Duarte
Filipa Leitão de Aguiar
Teresa Raposo
Fernanda Maria Gouveia
Qju Nunes
Luis Seguro”

Enviada à Comissão Municipal de Toponímia com conhecimento da Vereadora Catarina Vaz Pinto e da Junta de Freguesia do Areeiro.

Actualização:
A 9 de Novembro propusemos à CML a atribuição de topónimos aos (sem nome) logradouros:

Logradouro “Auto Parque Paris Nascente ” (Google Maps)
38.741873, -9.136757
Logradouro “Auto Parque Paris Poente ” (Google Maps)
1000-228 Lisboa 38.741744, -9.134684
Logradouro “Autoparque Madrid ” (Google Maps)
1000-193 Lisboa 38.742749, -9.134524
Logradouro “Escola Luís de Camões” (PSP Lisboa)
1000-195 Lisboa 38.744644, -9.137121
Sugerindo que os topónimos propostos seriam de arquitectos e urbanistas responsáveis pela concepção daqueles que são – para muitos – os bairros urbanisticamente melhor concebidos (e mais bem preservados) de toda a cidade. Seria assim uma homenagem – sempre necessária – a uma cidade de qualidade e a um urbanismo de primeira água, como sucede no Areeiro e em Alvalade.
Resposta de 27 de Dezembro:
“A toponímia dos locais 1, 2 e 3 está definida e foi oficializada pelo edital 1/2001
1 – Autoparque Paris (nascente)
2 – Autoparque Paris (poente)
3 – Autoparque Madrid
Iremos solicitar à JF a colocação de uma placa toponímica no acesso a cada um dos locais para uma melhor identificação dos mesmos.
A fiscalização da toponímia definiu que o local 4 será incluído na listagem de arruamentos disponíveis para atribuição de topónimo, a levar à consideração e análise da Comissão Municipal de Toponímia”
Portanto: conseguimos alguma clarificação quanto à confusão de designações (que existe e já criou vários problemas) e talvez uma nova designação para o “Logradouro “Escola Luís de Camões” (PSP Lisboa)”
Actualização de 27.04.2017:
A 9 outubro 2016 sugerimos à Comissão de Toponímia da Câmara Municipal de Lisboa a atribuição de topónimo ao Logradouro da EB Luis de Camões. Esta sugestão foi aceite e será levada em breve a reunião. Questionámos a Junta sobre se saberia de alguma novidade a este respeito.
Resposta da autarquia: “A atribuição de um topónimo, será objeto de apreciação e parecer p/ comissão de toponímia da CML”
Em Assembleia de Freguesia, tendo em conta que o Presidente da Junta pertence (sem remuneração) a esta comissão questionámos se poderia ajudar nesta atribuição de nomenclatura (que recomendámos ser uma homenagem a um dos urbanistas e arquitectos que construíram estes bairros). O Presidente respondeu que a comissão ainda não convocou nenhuma reunião e que essas designações são votadas por todos os presentes.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s