O que é a Moeda Local “Lixo” da Junta de Freguesia de Campolide?

 

lixo-moeda-local-de-campolide-2
O que é a Moeda Local “Lixo” da Junta de Freguesia de Campolide (que foi uma das inspirações para o projecto que em setembro os “Vizinhos do Areeiro” apresentaram à Junta de Freguesia do Areeiro)?

No projecto “Pago em Lixo” que a Junta de Freguesia de Campolide lançou em Setembro de 2016 com o objectivo de estimular comportamentos cívicos na forma de lidar com resíduos urbanos e o comércio local o mais interessante é a mecânica:

1. Por cada quilo de lixo indiferenciado que as pessoas deixam nos pontos de recolha da Junta os residentes recebem uma nota “Lixo”. Se estes resíduos forem recicláveis (papel, vidro ou embalagens) os residentes recebem duas notas “Lixo”.

2. As notas de Moeda Local assim recebidas podem ser usadas em troca de bens ou serviços em mais de 70 espaços comerciais aderentes e que têm à porta um sinal dessa adesão (lojas de comércio tradicional como restaurantes, lojas de roupa, frutarias, talhos, peixarias, drogarias e cafés)

3. Os comerciantes que aderiram à Moeda Local de Campolide vão depois à Junta com as suas notas “Lixo” e trocam-nas por moeda corrente.

4. Os limites para este projecto são, para além da quantidade de moedas locais em circulação (que será de 7 mil), o limite diário para o recebimento de 10 quilos por dia e a limitação de se juntar mais do 20 notas de “Lixo” de cada vez.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s