“Reportagem” sobre a Moeda Local de Campolide

Recentemente, realizámos uma “expedição” à freguesia de Campolide por forma a recolher mais dados sobre a Moeda Local “Lixo” por forma a desenvolver a proposta que apresentámos à Junta de Freguesia do Areeiro.
Percorremos a pé algumas ruas de Campolide recolhendo 6 “notas de reportagem”:

1. As lojas aderentes (que serão cerca de mil) têm todas autocolantes na montra que indicam essa condição o que facilita a sua identificação aos cidadãos e atrai potenciais clientes ao seu interior.

2. As lojas aderentes são, todas, lojas tradicionais (restaurantes, cafés, drogarias, talhos, peixarias, etc). Esta é, assim, uma forma de estimular o comércio local e de permitir que a riqueza e o comércio não saia da freguesia.

3. Os aderentes reclamam a existência de poucos locais de troca de lixo reciclável por moeda local e de moeda local por euros. Este será, manifestamente, um ponto a melhorar, integrando nesta fase do ciclo, por exemplo, algumas das lojas aderentes.

4. Alguns comerciantes aderentes nunca receberam da Junta nenhuma destas moedas, outros receberam algumas aquando da primeira distribuição, nenhum dos contactados recebeu alguma da segunda emissão e outros receberam mas das mãos e como meio de pagamento de clientes, o que é notável e revela as grandes potencialidades desta moeda local como forma de dinamizar a economia local.

5. Praticamente todos os comerciantes e peões contactados afirmavam que “a divulgação era fraca” e que esse era o maior obstáculo deste projecto. Contudo, todos sabiam do que se tratava e tinham uma ideia bastante correcta do que era e como podia ser usada a Moeda Local de Campolide.

6. A situação – apurada junto de comerciantes e transeuntes – actual da Moeda é que a sua circulação é muito escassa porque o seu sucesso excedeu largamente as emissões. Todos aguardam nova emissão para poderem colocar mais moeda local em circulação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s