Pedido de extensão de fecho para estabelecimento “Oh Pereira” (R. Arco do Cego): lixo, ruído e falta de civismo (Enviado à CML com CC da PM e da JFA) [Actualizado]

14470397_10154748875709050_5159246632863864626_n

O Movimento de Cidadãos “Vizinhos do Areeiro” chama a atenção da Câmara de Lisboa para a situação que decorre da actividade da “casa de pasto” “Oh Pereira” na Rua do Arco Cego fronteira ao jardim da CGD. Em redor deste estabelecimento comercial assiste-se, em permanência, a um espectáculo de lixo (garrafas de vidro, copos de plástico e outros detritos) e ruído. Confrontado directamente com a situação o proprietário terá respondido que o lixo seria um problema “da Câmara”.

Recordamos que este estabelecimento não está abrangido pelas recentes limitações de funcionamento impostas no Jardim do Arco do Cego, após a transformação deste espaço num “cervejódromo” e que levou a autarquia a impor, em Junho de 2016, um horário de funcionamento dos estabelecimentos, com a obrigação de fecho às 21:00. A grande multidão de clientes que frequentava o Jardim após essa hora dispersou-se e boa parte transferiu-se para o jardim fronteiro ao “Oh Pereira” situado, note-se, a pouco mais de 100 metros do Liceu Filipa de Lencastre.

Torna-se cada vez mais urgente intervir, ao nível da Câmara Municipal mas também do Governo da República e do Parlamento, quanto ao consumo de álcool na via pública uma vez que a falta de civismo de alguns, comerciantes e clientes, não parece estar a ser suficiente para controlar este problema.
1. Rogamos à autarquia de Lisboa que reforce a vigilância e o acompanhamento destes espaços e, em particular, do “Oh Pereira” com agentes da Polícia Municipal e que fiscalize, em concreto, se não são vendidas garrafas de vidro para consumo exterior como proíbe a lei do álcool de 2015.
2. Apelamos para que seja estendida a este espaço comercial a limitação de horário que já se aplica sobre os estabelecimentos do Jardim do Arco do Cego. Embora exerça, alegadamente, actividade como “casa de pasto”/restaurante, na prática, de facto, vende álcool a retalho e à dose, ao balcão e em copos de plástico ou garrafa (?), razão pela qual não pode usar a sua tipificação como forma de iludir a obrigação de fecho às 21:00.
3. Pedimos à Junta de Freguesia do Areeiro para aborde o dito comerciante (situado no limite da freguesia) e lhe peça para que proceda, ele próprio, à limpeza do lixo deixado pelos seus clientes, já dentro do limite da Freguesia do Areeiro.

Vídeo
https://www.facebook.com/MovV.org/videos/10154744612914050/

Foto:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10154748875709050&set=gm.1657065221272945&type=3

Subscrevem
Rui Martins
Maria Lourdes Alves Gouveia
Jorge Oliveira
António Costa
Mira de Lacerda
José Vieira Mesquita
John Burney
Rosa Branca Graça
Pedro Pinto
Filipa Fernandes Figueiredo
Elisabete Carvalho
Miguel Reis
Catarina Fonseca
Leonor Sousa Barros
Luís Manuel

 

Actualização:
A 20 de Outubro, o Vice-Presidente da CML, o vereador Duarte Cordeiro, durante uma reunião com o Fórum CidadaniaLx, haveria de ouvir – em primeira pessoa – este relato tendo deixado o compromisso de que iria falar directamente com o proprietário desta “casa de pasto” por forma a resolver a situação recorrente de deposição de lixo e degradação do jardim fronteiro criada, diariamente, por este estabelecimento. A seguir…

Actualização:
Em Outubro de 2016 pedimos a antecipação do fecho da Casa de Pasto “Oh Pereira” para as 21:00 por forma a minorar a produção de lixo (copos de plástico) e ruído na vizinhança.
Hoje soubemos que esse pedido foi atendido: Obrigado Câmara Municipal de Lisboa!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s